Tudo sobre Curso Técnico em Enfermagem
A profissão que auxilia o médico e o enfermeiro em diversos procedimentos, confira tudo sobre o assunto!
Quando pensamos na profissão de Técnico em Enfermagem, é bastante simples imaginar as funções desempenhadas pelo profissional.
A missão de trabalho e imagem estão impregnadas na cabeça das pessoas que já frequentam um centro hospitalar, inclusive, é uma área de muito interesse por parte do público, já que este nicho é bastante procurado.
Neste conteúdo você vai explorar e compreender tudo sobre o curso técnico em enfermagem, orientações sobre como é o curso, salário e locais de trabalho.
Continue sua leitura até o fim deste conteúdo e fique por dentro de todas as informações
necessárias sobre o assunto.
Como funciona o Curso Técnico em Enfermagem?
O Curso Técnico em Enfermagem consiste em uma formação profissional que tem como objetivo preparar o aluno para o exercício da enfermagem em instituições de saúde, como:
- Hospitais
- Clínicas
- Postos de saúde
- Casas de repouso
- Ambulatórios
- Empresas
- UBS (Unidade Básica de Saúde)
- UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
- Consultórios
- Laboratórios
- Escolas
- Creches
O curso tem duração de 2 a 3 anos e é oferecido por escolas técnicas e instituições de ensino superior em todo o Brasil (Conheça o curso técnico em Enfermagem da Escola Sepro).
O curso aborda conteúdos teóricos e práticos relacionados à saúde, incluindo anatomia, fisiologia, ética e legislação, nutrição, farmacologia, doenças, entre outros.
Além disso, os alunos também aprendem sobre os cuidados básicos com o paciente, administração de medicamentos, curativos, entre outros procedimentos.
Ao longo do curso, os alunos participam de estágios supervisionados em instituições de saúde, o que permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos na teoria na prática.
Como é o curso técnico em Enfermagem?
Geralmente para se matricular no curso técnico, será necessário apresentar a conclusão do Ensino Médio, porém, algumas instituições permitem que alunos no terceiro ano se cadastre e apresentem o diploma do Ensino Médio antes de finalizar o curso, enquanto que outras Escolas solicitam que o acadêmico possua o curso de auxiliar de enfermagem também.
O aluno que ingressa nesta área deve contar com disciplinas teóricas e práticas na área da saúde, focadas na relação interpessoal, o curso também inclui a realização de trabalhos e projetos, que auxiliam no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Quanto ganha um técnico em Enfermagem e onde ele trabalha?
O salário de um técnico em enfermagem pode variar de acordo com a região, a instituição de saúde em que ele trabalha e a sua experiência profissional.
Em média, o salário de um técnico em enfermagem pode ficar entre R$1.500 e $3.500, podendo chegar a valores mais elevados em algumas regiões, no geral a média salarial desses profissionais é de R$2.498,00 ( dados da cidade de São Paulo).
Os técnicos em enfermagem podem trabalhar em diversas instituições de saúde e em empresas de saúde ocupacional, em empresas de assistência médica domiciliar, entre outros.
Essa é uma função realmente muito pesquisada e que traz uma grande variedade de oportunidades para quem está de olho na área.
O trabalho do técnico em enfermagem é fundamental para garantir a qualidade dos cuidados com a saúde dos pacientes, já que é responsável por ajudar os enfermeiros na realização de atividades relacionadas à assistência à saúde, como administração de medicamentos, curativos, e inúmeros outros procedimentos.
A profissão também permite atuar na educação em saúde e na prevenção de doenças.
Onde fazer um curso técnico em Enfermagem?
Se você pretende fazer o curso técnico em Enfermagem, analise as Instituições de confiança e o que elas oferecem no decorrer do curso.
Nós da Escola Sepro incentivamos o uso de metodologias diversificadas e com foco no preparo dos estudantes para serem cidadãos conscientes.
Nosso sistema didático garante o desenvolvimento completo e eficiente do aluno, com uma aprendizagem que auxiliará na aprovação nas melhores universidades.
Escolha a instituição de ensino que mais se adequa às suas necessidades, como horários, localização, recursos e infraestrutura. Lembrando que as exigências e os processos de matrícula podem variar de acordo com a instituição de ensino.
No conteúdo de hoje conseguimos analisar detalhadamente as atribuições determinadas aos alunos que pretendem atuar como Técnico em Enfermagem, assim como o auxílio ao médico e enfermeiro em inúmeros procedimentos, como administrar medicamentos, aferir sinais vitais, realizar curativos, coletar exames laboratoriais, entre diversas outras funções.
O curso possui algumas etapas práticas e teóricas incluindo visitas a instituições para se familiarizar com a sua área de atuação no futuro, e poder escolher qual caminho seguir.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos, família e pessoas interessadas no tema.
Siga a gente nas Redes Sociais.
Até a próxima!