Quais as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no ensino fundamental?
Parte mais duradoura do período de aprendizagem, conheça as etapas e mudanças no ensino fundamental de acordo com a BNCC!
O Ensino Fundamental dura 9 anos, ou seja, o período mais longo da Educação Básica, o que torna natural surgir dúvidas sobre as séries dessa etapa escolar. Inclusive, a chegada da Base Nacional Comum Curricular trouxe mudanças e atualizações nas escolas e responsáveis pelos alunos.
Portanto, é super importante entender a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental, já que o objetivo é garantir que o estudante tenha o melhor acompanhamento educacional nessa fase da vida.
Compreenda a seguir as séries do Ensino Fundamental, como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC, e atividades pedagógicas aplicadas para os alunos nesse período escolar!
Habilidades e competências que devem ser desenvolvidas
Leitura, escrita e matemática básicas, mas além disso, o principal é estimular o pensamento crítico e resolução de problemas, através de uma boa comunicação oral e escrita.
O trabalho dos professores é colaborar com o pensamento científico e compreensão das ciências naturais, assim como a apreciação das artes e o uso seguro e ético da tecnologia, o que permite ser mais participativo em questões sociais e culturais, e é claro, ter acesso ao desenvolvimento físico e bem-estar emocional.
Plano de aula, de acordo com a BNCC, para o ensino fundamental
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil. Ela estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo do ensino fundamental, dividido em Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano).
Dentro dessa base, o plano de aula é um documento que organiza as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas pelo professor durante um período de ensino.
Ele deve ser planejado de acordo com os objetivos de ensino e as habilidades e competências esperadas para cada série e disciplina.
De acordo com a BNCC, o plano de aula deve incluir:
- Objetivos de ensino claros e específicos, relacionados às habilidades e competências esperadas para a série e disciplina.
- Metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
- Atividades práticas e estratégias de avaliação que permitem ao professor verificar o desenvolvimento dos alunos e ajustar o ensino de acordo.
- Utilização de recursos didáticos diversificados, como livros, jogos, vídeos e atividades on-line.
- Inclusão de atividades interdisciplinares, que permitem aos alunos relacionar o conteúdo aprendido em diferentes disciplinas e aplicá-lo em situações da vida real.
- Inclusão de atividades que valorizem a cultura e as diferenças sociais e culturais.
O plano de aula é um instrumento importante para garantir que os objetivos de ensino sejam alcançados e que os alunos desenvolvam as habilidades e competências esperadas. Ele deve ser revisado regularmente para garantir que esteja alinhado com as diretrizes da BNCC e com as necessidades dos alunos.
Séries do ensino fundamental 1 e 2
O ensino fundamental no Brasil é dividido em dois ciclos: o Ensino Fundamental 1 e o Ensino Fundamental 2.
O Ensino Fundamental 1, também chamado de “primeiro ciclo” ou “ensino fundamental inicial”, compreende as séries do 1º ao 5º ano. Nessa fase, o objetivo é desenvolver habilidades básicas de leitura, escrita e matemática, além de habilidades de comunicação oral e escrita, trabalho em equipe e compreensão de conteúdos científicos e culturais.
O Ensino Fundamental 2, também chamado de “segundo ciclo” ou “ensino fundamental final”, compreende as séries do 6º ao 9º ano. Nessa fase, os objetivos são ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental 1 e desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, além de compreensão e participação em questões sociais e culturais.
Em ambas as séries, o ensino é organizado em disciplinas, como língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, além de outras disciplinas como arte, educação e física.
É importante ressaltar que, independentemente do ciclo, a BNCC estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de todo o ensino fundamental, dessa forma, é importante que os professores planejem suas aulas com base nessas diretrizes, garantindo a continuidade e aproveitamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da educação básica.
Atividades pedagógicas aplicadas para os alunos no ensino fundamental
As atividades pedagógicas aplicadas para os alunos no ensino fundamental são variadas e buscam desenvolver diferentes habilidades e competências.
Algumas das atividades mais comuns incluem aulas expositivas, onde os professores apresentam o conteúdo de uma disciplina de forma clara e estruturada, com o uso de recursos como quadro branco, retroprojetor ou data show, aulas práticas para os alunos aproveitarem a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações concretas, como experimentos científicos, projetos, trabalhos em grupo, entre outras, estudos de caso, com o objetivo de os alunos analisarem casos reais ou fictícios, relacionando o conteúdo aprendido em aula com a vida real.
Além disso, ter acesso a atividades interdisciplinares, para que os alunos possam trabalhar com conteúdos de diferentes disciplinas, relacionando-os entre si e aplicando-os em situações da vida real, atividades de leitura e escrita com estímulo a ler e escrever textos diversos, desenvolvendo habilidades de compreensão e expressão.
Também devem ser utilizadas atividades de trabalho em equipe para os alunos trabalharem em grupo, desenvolvendo habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas. Junto disso, atividades de expressão artística para desenvolver sua criatividade e expressão artística, por meio de atividades como pintura, música, dança e teatro.
Outras atividades incluem:
- Atividades de educação física: os alunos são estimulados a desenvolver sua saúde física e emocional, por meio de atividades como jogos, esportes e ginástica.
- Atividades de avaliação: os professores utilizam diferentes estratégias de avaliação para verificar o desenvolvimento dos alunos, como provas, trabalhos, relatórios, entre outros.
Todas estas atividades devem ser planejadas e aplicadas de acordo com os objetivos de ensino e as habilidades e competências esperadas para cada série e disciplina, além disso, é importante que sejam adaptadas para atender as necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais.
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Até a próxima!