WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Olá, como posso ajudar? 😉

Blog

escola certa (1)

A escola pode ter um grande impacto na vida de uma criança, tanto no seu desenvolvimento acadêmico quanto social. 

 

No conteúdo de hoje separamos as principais dicas para ajudá-lo a escolher a escola certa para seu filho.

 

Cada criança tem necessidades diferentes, então é importante considerar as necessidades do seu filho ao escolher uma escola.

 

É importante visitar várias escolas para ver o que cada uma oferece. Fale com os professores e diretores para ter uma ideia do ambiente escolar e das políticas educacionais, inclusive, o currículo é importante para o sucesso acadêmico do seu filho. Verifique se a escola oferece um currículo rigoroso e se está alinhado com os seus objetivos educacionais.

 

Escolher a escola certa para seu filho é uma decisão pessoal. Considere as necessidades do seu filho e os objetivos educacionais da sua família ao tomar sua decisão, mas analise os seguintes fatores.

 

Proposta pedagógica

O ponto mais importante no momento de escolha é analisar detalhadamente a proposta pedagógica da instituição, onde os familiares têm acesso a linha pedagógica adotada, didática de ensino e como os alunos são avaliados. 

 

É fundamental que a escola valorize a educação como meio de humanizar a relação interpessoal dos alunos, já que geralmente escolas mais tradicionais adotam propostas mais voltadas à transmissão do conteúdo pedagógico através do professor, focando na homogeneização do conhecimento.

 

Instituições construtivistas encaram o ensino como um método de concepção, permitindo liberdade ao aluno para construir seu conhecimento de acordo com sua individualidade.

 

Espaço físico

A criança precisa de recursos, ou seja, um espaço para viver com qualidade, um local onde será possível aprender com tranquilidade. Nesse caso, visitar a escola durante o horário de aulas será fundamental para avaliar e tomar sua decisão

 

Inclusive, visite o local onde as crianças realizam suas refeições, os banheiros, espaços alternativos e áreas de lazer, como salas de música, quadras esportivas e espaço artístico.

Atividade extracurricular

As crianças precisam de arte, cultura, uma educação completa não baseia-se apenas em abrir os livros e estudar. As atividades extracurriculares são extremamente importantes, mas infelizmente a maioria dos pais não possuem tempo disponível para efetuar o translado das crianças quando possuem muitas atividades durante o dia. 

 

Portanto, um local capaz de proporcionar suas aulas e atividades extracurriculares deve contribuir muito para a formação humana e acadêmica.

Busque referências

Escolher a melhor escola para o seu filho não é tarefa fácil, sendo assim, buscar indicações e referência em outros pais e alunos deve trazer mais clareza no momento da decisão. Os profissionais do colégio devem ser consultados para entender melhor a proposta da instituição, mas são os pais das crianças que podem falar com mais sinceridade sobre aspectos negativos e positivos da escola.

Comunidade escolar

Tão importante quanto procurar uma mensalidade que não complique a situação financeira da família, é considerar o padrão de vida dos alunos, analisar os hábitos da comunidade. Lembre-se, não é saudável para o seu filho desenvolver um senso de inferioridade, busque uma escola que se encaixe com o seu padrão financeiro, assim os alunos mantêm assuntos e interesses semelhantes e provavelmente devem frequentar os mesmos lugares.

 

Analise a conduta em situações difíceis

Crie situações e cenários para imaginar as respostas dos profissionais, por exemplo, o que acontece se a criança se machucar? E caso morda alguém? Essas perguntas são ainda mais importantes para os pais que possuem filhos com necessidades especiais, por exemplo.

 

Distância da instituição

Optar por uma escola com fácil acesso significa economizar tempo e garantir que os pequenos cheguem na escola sem atrasos, mas lembre-se, independente da distância, sempre utilize a cadeirinha em todo o trajeto.

 

É importante segurar os sentimentos ao visitar uma escola, mesmo se estiver bastante animada, tome a decisão em casa, revise anotações, prós e contras, a partir disso, faça a matrícula e escolha a nova mochila do seu filho!

 

Gostou das dicas?

 

Agora que está ainda mais fácil escolher a escola certa para o seu filho, compartilhe esse conteúdo e ofereça as dicas para outros pais.

 

Nós da Escola Sepro contamos com profissionais super experientes e qualificados para garantir um nível alto de ensino, o que facilita o aprendizado para o seu filho!

 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a escola Sepro e nosso método de ensino.

 

Conte com a gente, até a próxima!