A Escola Sepro iniciou as atividades com o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) no ano de 2015. E para fazer a diferença no mundo da Educação propôs uma metodologia inovadora, onde, de fato, faça a diferença. As aulas são distribuídas, majoritariamente, no período matutino, com dois intervalos de 20m e o período vespertino é destinado às aulas de educação física e momentos de estudo dos alunos, os quais podem utilizar a biblioteca da escola.
Nossa Metodologia caracteriza-se por:
- Uso de estratégias que procuram privilegiar a ação mental, a participação e o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica;
- Oportunidade para o aluno expressar-se, exercitar a criatividade, a imaginação e, principalmente, envolver-se com o assunto;
- Sondagem do conhecimento que o aluno já possui;
- Retomada e aplicação dos conteúdos estudados por meio de atividades variadas e com diferentes níveis de complexidade;
- Aplicação dos conteúdos em situações lúdicas e desafiadoras a fim de estimular a socialização dos alunos;
- Desenvolvimento de projetos para aplicação dos conceitos elaborados;
- Atividades diversificadas para avaliação, retomada e aplicação dos conteúdos das unidades.
- Atendimento psicopedagógico para os alunos que demandem intervenções.
Trabalhos interdisciplinares nas três etapas, abrangendo as áreas do conhecimento:
* Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
* Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
* Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias: Ciências, Química, Física, Biologia e Matemática.
Trabalhos onde o aluno é protagonista do processo. Levando a pesquisar, criar e representar. Evento aberto às famílias e a comunidade.
A aprendizagem proposta é aquela em que os conteúdos façam sentido para o aluno, afinal não basta, apenas, possibilitar relações com conhecimentos anteriores, mas abrir possibilidades para novas relações.
No entanto, a escola Sepro, busca metodologias diferentes para que o sujeito aluno seja realmente protagonista do processo de construção do próprio conhecimento, tornando-se um agente transformador da comunidade em que está inserido.